Significa ter direito a ter a nacionalidade portuguesa e brasileira conjuntamente, você não deixará de ser brasileiro e sim acumulará mais uma nacionalidade .
NÃO, cada caso, embora a primeira vista possa parecer similar a outro, sempre é diferente, seja documentação, tipo de trabalho a ser efetuado, etc.
Não se deve confundir passaporte português com nacionalidade portuguesa, para que se possa tirar o passaporte português é necessário que se tenha um processo deferido e atualizado. O passaporte não é sinônimo de cidadania e sim apenas um documento que o cidadão português tem direito. Isso quer dizer que, a condição inicial para que se tenha direito ao passaporte português é já ter a nacionalidade portuguesa reconhecida.
Sim, todo cidadão português é cidadão da Comunidade Européia. E se o país escolhido por você pertencer a Comunidade Européia, poderá residir lá sem problemas.
O sobrenome não é fator determinante para fazer a solicitação da nacionalidade portuguesa. A Lei de Nacionalidade Portuguesa – nº 37 de 03 de outubro de 1981, permite que os filhos, netos, cônjuges, companheiros, descendentes de judeus sefarditas, nascidos em Portugal e residentes legais a mais de 5 anos em Portugal recebam a nacionalidade portuguesa. Alguns casos por “atribuição” e outros por “aquisição”.